Tudo sobre Sapatos de Vela: Como surgiram até se tornarem um clássico Ginova!

Image Blog

Os Sapatos de Vela são originários dos Estados Unidos da América, mais especificamente New Haven, Connecticut e têm uma história bastante curiosa! Dizem que o cão é o melhor amigo do homem, da próxima vez que calçarem um sapato de vela podem agradecer ao cão Prince que em 1935 inspirou o seu companheiro Paul A. Sperry correndo pelo gelo sem escorregar. Graças a este simples momento, Paul observou com atenção as patas do seu cão e reformulou as solas dos seus sapatos cortando-as com uma faca e criando algumas ranhuras para ganhar atrito com o chão, tornando-se antiderrapantes. Esta ideia foi um sucesso! Tornou-se muito popular na comunidade naval sendo que New Haven é uma cidade costeira. Os sapatos de vela eram perfeitos para caminhar no convés molhado, a sua aderência ao piso foi algo revolucionário, mas ainda tinham um problema: as solas pretas manchavam os pisos brancos. Como solução, foram adotadas as solas brancas. A marca de Paul teve até contratos com a marinha americana, tornaram-se um calçado indispensável para as tripulações dos Estados Unidos e por volta da década de 70 expandiu-se para países costeiros como o Canadá, Inglaterra, Holanda, Portugal, Itália, França, China, Espanha, e muitos mais...
 

Os Sapatos de Vela tornaram-se um clássico que perdurou durante muitos anos, transpondo a barreira da temporalidade, permanecendo até aos dias de hoje. Foram muito tempo associados à classe alta, portadores de Veleiros e Iates, a sua popularidade tornou-os um calçado indispensável no guarda-roupa tanto de homens como de mulheres. A sua versatilidade permite que sejam usados em vários looks, sejam de festa com calças de sarjas e camisa, casuais com calças de ganga e polo ou até de praia com uns calções.
 

Os Sapatos de vela são caracterizados pelos atacadores de couro em toda a volta encontrando-se em laço na parte da frente. Na Ginova os Sapatos de Vela já nos acompanham há várias décadas, são fabricados em Portugal. As costuras são feitas à mão, não podem ser muito apertadas para não rasgar, nem muito largas para as costuras não ficarem demasiado flácidas, isto é muito importante, por isso os nossos Sapatos de Vela passam pelas mãos de profissionais experientes que lhes garantem o melhor processo de fabrico para aumentar a durabilidade. As peles escolhidas são as mais resistentes e com tratamentos de conservação. A sola é em borracha, um material flexível e antiderrapante que acompanha os movimentos do pé. O contraforte é reforçado e oferece estabilidade ao calcanhar evitando torções.
 


 

Os Sapatos de Vela certamente deixaram a sua marca na história do calçado e na da Ginova, queremos que ele faça parte da tua história também com o seu conforto e durabilidade. Se precisares de ajuda na Ginova temos uma equipa pronta para te ajudar, podes entrar em contacto connosco através do número de telefone 244 723 314, ou pelo WhatsApp +351 910 186 521. Também estamos disponíveis nas redes sociais Facebook e Instagram.

Deixamos também uma playlist com vários modelos de Sapatos de Vela para conseguires ver melhor todas as suas qualidades.
 

Leave a reply