Política de Privacidade

Bem-vindo à Política de Privacidade da Ginova, obrigado por despender do tempo para a ler. Compreendemos que nos confia a sua informação e é nosso objetivo manter sempre essa confiança. Este processo tem início com a explicação da informação que recolhemos, o motivo pelo qual a recolhemos, como é usada e as suas escolhas em relação à sua informação. Esta Política descreve as nossas práticas de privacidade em linguagem simples, mantendo a terminologia técnica e legal a um mínimo.

Esta Política de Privacidade entra em vigor a 25 Maio 2018.

Data de efetivação: 25 Maio 2018

O nosso compromisso para consigo

Para a GINOVA, a sua privacidade é a nossa principal prioridade. Compreendemos que deposita a sua confiança em nós quando nos fornece a sua informação e não encaramos a situação de ânimo leve. Não fazemos concessões com a sua privacidade e por isso, esforçamo-nos por ser transparentes na forma como processamos os seus dados. Escrevemos a nossa Política de Privacidade e documentos associados em linguagem simples, sem palavras muito complicadas mas com informação suficiente. Queremos que leia as nossas políticas e compreenda as nossas práticas de privacidade!

Trabalhamos arduamente para manter a sua informação segura. Atualizamos constantemente as nossas práticas de segurança e investimos nos nossos esforços de segurança para melhorar a proteção da sua informação.

1. Quem somos

A empresa responsável pela sua informação ao abrigo desta Política de Privacidade é:

Ribermanos, Lda
Rua Tenente Santana Lopes, Edificio Concorde, Bloco C,  Loja nº4, Cave
2495-414 Cova da Iria - Fátima
Portugal

2. Aplicação da presente Politica de Privacidade

Esta Política de Privacidade aplica-se a websites, aplicações, eventos e outros serviços operados pela GINOVA. Por uma questão de simplicidade, referimo-nos a todos como 'serviços' nesta Política de Privacidade. Para um esclarecimento extra, adicionámos ligações para esta Política de Privacidade em todos os serviços aplicáveis.

Alguns serviços podem exigir a sua própria política de privacidade. Se um serviço específico tiver a sua própria política de privacidade, então essa política -- e não esta Política de Privacidade -- será a aplicável.

3. Informação que recolhemos

Coletamos dois tipos de informações sobre os nossos Visitantes e Usuários:

Informações Não Pessoais: são informações não identificadas e informações não identificáveis referentes a um Visitante ou um Usuário não identificado, que nos podem nos ser disponibilizadas ou coletadas automaticamente. Tais Informações Não Pessoais não nos permitem identificar o Visitante ou o Usuário de quem foram coletadas. As Informações Não Pessoais que coletamos consistem principalmente de informações de uso técnico e agregado, tais como informações de navegação e atividades de “fluxo de cliques” nos Serviços, mapas de calor, informações não identificadoras sobre o dispositivo, sistema operativo, navegador de internet, resolução do ecrã, idioma e configurações de teclado, provedor de serviços de internet, paginas de encaminhamento/saída, data/hora, etc.

Informações Pessoais: são informações individualmente identificáveis, ou seja, informações que identificam um indivíduo ou que podem, mediante razoável esforço, levar a identificação de um indivíduo, ou que podem ser de natureza privada ou confidencial. As Informações Pessoais que coletamos consistem principalmente nos contactos (por exemplo, endereço de e-mail ou número de telefone), dados de faturação (nome, morada de entrega, método de pagamento e detalhes de transações), detalhes sobre uma sessão ou costume de navegação (endereço de IP, localização geográfica e/ou identificador exclusivo do dispositivo), e qualquer outra informação pessoal que nos seja fornecida por Visitantes e/ou Usuários através do seu acesso a e/ou utilização dos Serviços.

Mais concretamente:

  1. Quando cria uma conta, fornece-nos pelo menos os seus dados de início de sessão, bem como alguns dados básicos necessários para que possamos apresentar os nossos produtos mais ajustadamente como, por exemplo, o seu sexo e data de nascimento.
  2. Quando realiza uma compra diretamente connosco, fornece informação da sua morada, e também fornece ao nosso fornecedor de serviços de pagamento como, por exemplo, o número do seu cartão de débito ou de crédito nos casos de pagamento por Paypal. Nos casos de pagamento por MB, todo o processo é gerido pela empresa de pagamentos por referências Multibanco juntamente com o seu banco.
  3. Quando participa em inquéritos ou grupos de foco, fornece-nos as suas opiniões sobre os nossos produtos e serviços, respostas às nossas perguntas e testemunhos.
  4. Quando decide participar nas nossas promoções, eventos ou passatempos, recolhemos a informação que utiliza para realizar o seu registo ou participar.
  5. Se contactar a nossa Equipa de Apoio ao cliente, recolhemos a informação que nos fornece durante a interação. Por vezes, monitorizamos ou gravamos estas interações para efeitos de formação e para garantir uma qualidade elevada do serviço.

Informação recolhida quando utiliza os nossos serviços Quando utiliza os nossos serviços, recolhemos informação sobre que funcionalidades usou, como as usou e os dispositivos que usa para aceder aos nossos serviços. Consulte a informação a seguir para obter mais detalhes:

  1. Informação sobre utilização: Recolhemos informação sobre a sua atividade nos nossos serviços, por exemplo, como os usa (por ex., data e hora em que iniciou a sessão, funcionalidade que usou, pesquisas, cliques e páginas que lhe foram apresentadas, endereço de páginas Web de referência, publicidade em que clica).
  2. Informação sobre o dispositivo: Recolhemos informação de e sobre o(s) dispositivo(s) que usa para aceder aos nossos serviços, incluindo: informação sobre hardware e software como, por exemplo, endereço IP, identidade e tipo de dispositivo, definições e características específicas de aplicações e do dispositivo, erros da aplicação, ID de publicidade (como, por exemplo, AAID da Google e IDFA da Apple, sendo ambos números gerados de forma aleatória que podem ser repostos nas definições do seu dispositivo), tipo de navegador, versão e idioma, sistema operativo, fusos horários, identificadores associados a cookies ou outras tecnologias que podem identificar de forma única o seu dispositivo ou navegador (por ex., IMEI/UDID e endereço MAC);

informação sobre a sua ligação de rede móvel ou sem fios como, por exemplo, fornecedor de serviço e força do sinal;

  • Outra informação com a sua autorização

4. Cookies e outras tecnologias de recolha de dados idênticas

Utilizamos e podemos permitir que outros utilizem cookies e tecnologias idênticas (por ex., web beacons, pixels) para reconhecer o utilizador e/ou o(s) seu(s) dispositivo(s). Pode ler a nossa Política de Cookies para obter mais informação sobre o motivo pelo qual os usamos (por exemplo, para sua autenticação, para recordar as suas preferências e definições, analisar tráfego do site e tendências, fornecer e medir a eficácia de campanhas de publicidade, permitir-lhe usar funcionalidades de redes sociais) e sobre como pode melhor controlar o seu uso, através das definições do seu navegador e de outras ferramentas. Alguns navegadores web (incluindo Safari, Internet Explorer, Firefox e Chrome) têm uma funcionalidade 'não rastrear' ('DNT') que informa um website que um utilizador não quer que a sua atividade online seja seguida. Se um website que responde a um sinal DNT receber um sinal DNT, o navegador pode bloquear esse website de recolher determinada informação sobre o utilizador do navegador. Nem todos os navegadores disponibilizam uma opção DNT e os sinais DNT ainda não são uniformes. Por este motivo, muitas empresas, incluindo a Ginova, não respondem atualmente a sinais DNT.

5. Como usamos a informação

O principal motivo pelo qual usamos a sua informação é o de fornecer e melhorar os nossos produtos e serviços. Adicionalmente, usamos a sua informação para ajudar a manter a sua segurança e para lhe fornecer publicidade que pode ser do seu interesse. Continue a ler para obter uma explicação mais pormenorizada dos vários motivos pelos quais usamos a sua informação, em conjunto com exemplos práticos.

Para gerir a sua conta e fornecer-lhe os nossos serviços

  • Criar e gerir a sua conta
  • Fornecer-lhe serviço de apoio ao cliente e responder aos seus pedidos
  • Completar as suas transações
  • Comunicar consigo sobre os nossos serviços, incluindo gestão de pedidos e faturação

Para lhe apresentar anúncios e ofertas relevantes

  • Gerir passatempos, descontos e outras ofertas
  • Desenvolver, apresentar e rastrear conteúdo e publicidade adaptados aos seus interesses nos nossos produtos e serviços
  • Comunicar consigo por e-mail, telefone e redes sociais sobre produtos ou serviços que pensamos podem ser do seu interesse

Para melhorar os nossos serviços e desenvolver serviços novos

  • Gerir grupos de foco e inquéritos
  • Realizar investigação e análise do comportamento dos utilizadores para melhorar os nossos serviços e o nosso conteúdo (por exemplo, podemos decidir mudar a aparência e a essência ou mesmo modificar de forma significativa uma determinada funcionalidade com base no comportamento do utilizador)
  • Desenvolver novas funcionalidades e serviços (por exemplo, podemos decidir criar uma nova funcionalidade segundo os interesses com base em pedidos recebidos de utilizadores).

Para impedir, detetar e combater fraude ou outras atividades ilegais e não autorizadas

  • Abordar comportamento incorreto alegado ou ocorrido dentro e fora da loja Online
  • Realizar análise de dados para melhor compreender e conceber medidas de combate a estas atividades
  • Conservar dados relacionados a atividades fraudulentas para impedir reincidências

Para assegurar conformidade legal

  • Cumprimento de requisitos legais
  • Auxílio de forças policiais
  • Aplicação ou implementação dos nossos direitos, por exemplo, os definidos nos nossos Termos

Para processar a sua informação conforme descrito acima, dependemos das seguintes bases legais:

  • Fornecer-lhe o nosso serviço: A maior parte das vezes, o motivo pelo qual processamos a sua informação é para processar a sua encomenda.
  • Interesses legítimos: Podemos usar a sua informação nos casos em que temos interesses legítimos para o fazer. Por exemplo, analisamos o comportamento de utilizadores nos nossos serviços para melhorar de forma contínua a nossa oferta, sugerimos ofertas e novidades que consideramos serem do seu interesse, e processamos informação para efeitos administrativos, deteção de fraude e outros efeitos legais.
  • Consentimento: Ocasionalmente, podemos pedir o seu consentimento para utilizar a sua informação para motivos específicos. Pode retirar o seu consentimento em qualquer momento contactando-nos através do endereço fornecido no final desta Política de Privacidade ou na sua Área Pessoal.

6. Como partilhamos a informação

Uma vez que o nosso objetivo é o de apresentar os nossos produtos mais adaptados a si, apenas partilhamos alguma informação dos utilizadores com fornecedores de serviços que nos auxiliam na operação dos serviços e, em alguns casos, com as autoridades legais. Continue a ler para obter mais detalhes sobre como a sua informação é partilhada com terceiros. Com os nossos fornecedores de serviços e parceiros. Utilizamos terceiros para nos ajudar a operar e a melhorar os nossos serviços. Estes terceiros auxiliam-nos com diversas tarefas, incluindo alojamento e manutenção de dados, análise, apoio ao cliente, marketing, publicidade, processamento de pagamentos e operações de segurança. Seguimos um processo de aprovação rigoroso para contratar qualquer tipo de fornecedor de serviços ou para trabalhar com qualquer tipo de parceiro. Todos os nossos parceiros e fornecedores de serviços têm de aceitar cumprir obrigações de confidencialidade rigorosas.

Para transações empresariais podemos transferir a sua informação se estivermos envolvidos parcial ou plenamente, numa fusão, venda, aquisição, alienação, reestruturação, reorganização, dissolução, processo de falência ou outra alteração de propriedade, ou controlo.

Quando exigido por lei podemos divulgar a sua informação se razoavelmente necessário: (i) para cumprir um procedimento legal como, por exemplo, uma ordem do tribunal, intimação ou mandado de busca, investigação governamental/de forças policiais ou outros requisitos legais; (ii) para auxiliar na prevenção ou deteção de crimes (sujeito em cada caso à lei aplicável); ou (iii) para proteger a segurança de qualquer pessoa.

Para impor direitos legais podemos também partilhar informação: (i) se a divulgação puder mitigar a nossa responsabilização numa ação judicial efetiva ou ameaçada; (ii) conforme necessária para proteger os nossos direitos legais e os direitos legais dos nossos utilizadores, parceiros comerciais ou outras partes interessadas; (iii) para implementar os nossos acordos consigo; e (iv) para investigar, impedir, ou realizar outras ações em relação à atividade ilegal, suspeita de fraude ou outras irregularidades.

Com o seu consentimento ou mediante o seu pedido podemos pedir o seu consentimento para partilhar a sua informação com terceiros. Nestes casos, tornaremos claro o motivo pelo qual queremos partilhar a informação. Podemos usar e partilhar informação não pessoal (informação que, por si só, não identifica o utilizador como, por exemplo, informação de dispositivos, demografia geral, dados de comportamento, geolocalização em formato não identificado), bem como informação pessoal em formato não lido por seres humanos sob a forma de hashes, em qualquer uma das circunstâncias anteriores. Podemos também partilhar esta informação com terceiros (especialmente anunciantes) para desenvolver e fornecer publicidade orientada sobre os nossos serviços e websites e sobre aplicações de terceiros, e para analisar e criar relatórios sobre a publicidade que vê. Podemos combinar esta informação com informação não pessoal adicional ou com informação pessoal em formato não lido por seres humanos sob a forma de hashes recolhida a partir de outras fontes. Poderá encontrar mais informação sobre a nossa utilização de cookies e de tecnologias similares na nossa Política de Cookies.

7. Transferências de dados transfronteiriças

A partilha de informação definida na Secção 6 por vezes envolve a transferência de dados transfronteiriça, por exemplo para os Estados Unidos da América e para outras jurisdições. Como exemplo, nos casos em que o serviço permite que os utilizadores estejam localizados no Espaço Económico Europeu ('EEE'), e que a sua informação pessoal seja transferida para países fora do EEE. Usamos contratos padrão aprovados pela Comissão Europeia ou outra salvaguarda apropriada para permitir transferências de dados do EEE para outros países. As cláusulas contratuais padrão são compromissos entre empresas que transferem dados pessoais, vinculando-as à proteção da privacidade e segurança dos seus dados.

8. Os seus direitos

Queremos que esteja em controlo da sua informação, por esse motivo fornecemos-lhe as seguintes ferramentas: Ferramentas de atualização/acesso no serviço: Definições da conta e ferramentas que ajudam a que aceda, corrija ou elimine informação que nos forneceu e que está associada à sua conta diretamente neste serviço. Se tiver alguma pergunta sobre estas ferramentas e definições, contacte a nossa Equipa de Apoio.
Eliminação: Pode apagar a sua conta usando a funcionalidade correspondente diretamente no dispositivo.
Queremos que tenha conhecimento dos seus direitos de privacidade. Aqui estão alguns pontos-chave a recordar:
Rever a sua informação: As leis de privacidade aplicáveis podem conceder-lhe o direito de rever a informação pessoal que temos sobre si (consoante a jurisdição, pode ser designado de direito de acesso, direito de portabilidade ou variações destes termos). Pode solicitar uma cópia da sua informação pessoal enviando um pedido deste tipo para aqui.
Atualização da sua informação: Se acreditar que a sua informação na nossa posse está errada ou que já não temos direito a utilizá-la e pretender solicitar a sua retificação, eliminação ou se for contra o seu processamento, contacte-nos aqui.

Lembre-se que podemos rejeitar pedidos por determinados motivos, incluindo se o pedido for ilegal ou violar segredos comerciais, ou propriedade intelectual, ou a privacidade de outro utilizador. Igualmente, podemos não conseguir acomodar determinados pedidos de objeção de processamento de informação pessoal, especialmente em casos em que esses pedidos não nos permitam continuar a fornecer-lhe o nosso serviço. Por exemplo, não podemos fornecer o nosso serviço se não tivermos a sua data de nascimento.
Responsabilidade: Em determinados países, incluindo na União Europeia, tem o direito de submeter uma queixa junto da autoridade de proteção de dados apropriada caso tenha preocupações sobre a forma como processamos a sua informação pessoal. A autoridade de proteção de dados junto da qual pode submeter a sua queixa pode ser a da sua residência habitual, do local onde trabalha ou do local onde estamos estabelecidos.

9. Como protegemos a sua informação

Trabalhamos arduamente para proteger a sua informação pessoal contra acesso não autorizado ou alteração, divulgação ou destruição. Como acontece com todas as empresas tecnológicas, apesar de tomarmos medidas para proteger a sua informação, não prometemos, e não deve esperar, que a sua informação pessoal se mantenha sempre segura. Monitorizamos regulamente os nossos sistemas em relação a possíveis vulnerabilidades e ataques e revemos regularmente as nossas práticas de recolha, armazenamento e processamento de informação para atualizar as nossas medidas de segurança físicas, técnicas e organizacionais. Podemos suspender a sua utilização de forma parcial ou total dos serviços sem aviso prévio se suspeitarmos ou detetarmos qualquer violação de segurança. Se acreditar que a sua conta ou informação já não são seguras, notifique-nos imediatamente aqui.

Para assegurar que os nossos sistemas e a sua informação estão protegidas contra acesso não autorizado, roubo ou perda, implementámos um certificado digital.

10. Durante quanto tempo conservamos a sua informação

Conservamos a sua informação pessoal apenas o tempo necessário para efeitos comerciais legítimos (conforme definido na Secção 5 e permitido pela lei aplicável). Para proteger a segurança dos nossos utilizadores dentro e fora dos nossos serviços, implementamos uma janela de retenção de segurança de três meses após a eliminação da conta. Durante este período, a informação da conta será conservada apesar da conta evidentemente já não ser visível nos serviços. Na prática, eliminamos ou anonimizamos a sua informação aquando da eliminação da sua conta (após a janela de retenção de segurança), a menos que:

  1. tenhamos de a conservar para cumprir a lei aplicável (por exemplo, alguns 'dados de tráfego' são mantidos durante um ano para cumprimento de obrigações de retenção de dados regulamentares);
  2. tenhamos de a conservar para evidenciar o nosso cumprimento da lei aplicável (por exemplo, registos de autorizações dos nossos Termos, Política de Privacidade e outras autorizações similares são conservados por cinco anos);
  3. exista um problema, queixa ou disputa pendente que exija que conservemos informação relevante até que os mesmos estejam resolvidos; ou
  4. a informação tenha de ser conservada para os nossos interesses comerciais legítimos tais como, prevenção de fraude e melhoria da proteção e segurança dos utilizadores. Por exemplo, informação pode ter de ser conservada para impedir um utilizador que tenha sido banido por comportamento inseguro ou por incidentes de segurança de abrir uma nova conta.

Tenha em consideração que apesar dos nossos sistemas serem concebidos para realizar processos de eliminação de dados conforme as diretrizes anteriores, não podemos prometer que todos os dados serão eliminados num específico período de tempo devido a limitações técnicas.

11. Alterações à Política de Privacidade

Uma vez que estamos sempre em busca de formas novas e inovadoras de ajudar a criar conexões significativas, esta política pode mudar ocasionalmente. Enviaremos uma notificação antes de implementar quaisquer alterações materiais de modo a que tenha tempo para rever as alterações.

12. Como contactar-nos?

Se tiver perguntas sobre esta Política de Privacidade, pode contactar-nos:

Telefone: 244 723 314
(Chamada para a Rede Móvel Nacional)

Email: geral@ginova.pt

Formulário: aqui

Correio: Responsável pela Privacidade Ginova Rua Tenente Santana Lopes, Edifício Concorde, Bloco C,  Loja nº4, Cave
2495-414 Cova da Iria - Fátima
Portugal