Como surgiu a numeração do Calçado?

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Durante muito tempo o calçado não seguia nenhum padrão de numeração, levando a crer que até ao início do século XIV fosse feito por medida. Este hábito começou a mudar durante o reinado de Eduardo I de Inglaterra, quando em 1305 o rei decretou que 3 grãos secos de cevada fossem considerados uma polegada, criando assim uma medida padrão. Isto possibilitou novas oportunidades de negócios, como a confeção de calçado para vendas posteriores.
 

Em 1688 foi oficialmente padronizada a numeração de calçado, um acordo entre sapateiros para utilizar como medida um quarto de polegada (0,635cm) como padrão. No entanto, esta medida foi abandonada pelos próprios ingleses pouco mais de um século depois da sua criação, tendo sido instituída uma nova. Esta nova medida baseava-se no equivalente a um grão de cevada, um terço de polegada (0,846 cm).
 

No período da Revolução Industrial, o americano Edwin B. Simpson tornou esta medida numa unidade métrica à qual chamou “Ponto”. No ano 1800 entrou em vigor o primeiro sistema de numeração para fábricas de calçado que incluía também medidas de ”Meio Ponto” usadas nos EUA e Inglaterra até agora.
 

Apesar desta ter sido a origem da numeração do calçado, esta não é a medida que usamos na Europa. Na maioria dos países europeus é usado o “Ponto Francês”, popularizada no século XIX. Originalmente cada ponto tinha a medida de 1 centímetro. Mas a diferença entre dois números revelou ser demasiada, um 37 podia ser pequeno e o 38 demasiado grande. Então em vez de cada “Ponto Francês” ser composto por 10mm, foi reduzido para 6,667 milímetros.

O calçado Ginova é testado antes da sua produção para garantir que calçam o tamanho certo, no entanto, se tiveres dúvidas em relação ao tamanho que deves escolher podes entrar em contacto com a nossa equipa através da linha de apoio 244 723 314 ou WhatsApp através do número +351 910 186 521, disponível de Segunda a Sexta das 9h às 17h, por e-mail geral@ginova.pt. Estamos disponíveis também nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, Pinterest e TikTok.

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